quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Chateau de Nantes



Este castelo fecha o Vale dos castelos de Loire.

Vale de Loire

Passamos dois dias percorrendo o Vale de Loire, onde se encontram mais belos castelos franceses. Saimos de Nantes às 7h30 e chegamos a Samur por volta das 9 horas.
Vejam que o sol esta nascendo a esta hora.

Chateau D'azay-le-Rideau

Este castelo foi o menor que vimos, mas o mais bem conservado e mais charmoso.
Vista do fosso do castelo e dos jardins ao fundo.

Olhem o tamanho desta lareira! Em cada salao havia de uma a duas destas.

Chateau Chenonceaux

Chateau de Chenounceaux. Construido sobre um rio, este castelo servia de passagem para as pessoas durante a segunda guerra mundial.

Uma das torres do Chenounceaux, com suas trepadeiras centenarias.

Entrada do Chateau de Chenonceaux

Cidade de Amboise

Chateau d'Amboise

Chateau de Chambord

Chateau de Chambord, o maior do Vale de La Loire.
Jardins do Chambord. A area territorial deste castelo é igual a area central de Paris.

Torre central criada por Da Vinci. Por aqui entrava a luz para o interior do castelo.

Cenarios medievais

Algumas casas e caves (adegas) sao construidas diretamente nas rochas,
ao longo do Vale de Loire. Sao chamadas Troglodites.
Ponte medieval.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Nantes e Mandarine Napoléon


Uma foto de Nantes, cidade onde estamos ha 5 dias. Agora uma historinha para deixa-los com agua na boca. Enquanto eu escrevo aqui, Raymond nos serve Mandarine Napoléon, um licor de tangerina com gelo. La fora faz 0°, mas aqui Raymond nos mantém muuuuuuuito aquecidas.

Panteon Paris

Panteon, em Paris.



Torre Eiffel Drag Queen

Ai esta a Eiffel azul com estrelas amarelas, em homenagem à comunidade européia. Os franceses não gostaram nem um pouco. Dizem que Sarkozy a transformou numa drag queen.

Paris - Palais Royal

Aqui estamos no Palais Royal, com a Notre Dame ao fundo. Isso foi no segundo dia em Paris, com temperaturas médias de 6°C.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Chateau de Vannes

Hoje pela manhã estivemos em Vannes, cidade construìda no século XIV e que fica a oeste da França, a 500 m do oceano atlântico. A foto é do Chateau de Vannes. Quase toda a cidade é construìda em pedra. Estava muio frio, 3,5° ao meio dia com sol, com ventos de 70 km.
Agora estamos de volta a Nantes, com 0° às 9 da noite. Ainda não vimos neve, mas hà uma frente fria chegando no domingo. Segundo a meteorologia local, virà com temperaturas glaciais.

P.S: No teclado não hà acento agudo. Pardon!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Voilà la France

Foram três dias em Paris em que não paramos um minuto. Passamos seguindo os programas tradicionais de turistas. Primeiro olhando pra cima e admirando a arquitetura. Depois visitando museus, parques... e, claro, bebendo vinho e comendo baguete.

O Louvre è grandioso. Passamos duas horas là dentro e não vimos nem um dècimo do acervo. Impossìvel não babar olhando para o fabuloso teto e janelas gigantes. A Monalisa? Todo o museu se volta pra ela, que è pequena e inacessìvel. Mas as telas do Da Vinci são das poucas que sorriem. Serà esse o segredo do sucesso?

A torre Eiffel està toda iluminada de azul com estrelas amarelas. Uma homenagem do Sarkozy a comunidade europeia. Os franceses detestaram (Raymond, de quem vou falar depois, diz que ele a transformou numa drag queen). A Champ Elysèes esta entupida de gente, o que torna o passeio por là bem complicado. Penso que os franceses detestam tambèm. Sò os franceses da Place Vendome nao se importam. As grandes joalherias, os grandes costureiros e todos os ricassos moram e ficam por là. È um lugar belo e estratosfericamente rico. Nunca vi nada igual.


Bem, agora estamos em Nantes, na casa dos queridos Raymond e Danielle. Eles dizem que trouxemos o sol na mala e deixamos o Sarkozy, o que os deixa bem felizes. Raymond cozinha très bien. Em um sò dia jà serviu galinha caipira, dois tipos de de sopa, peru com massa, saladas, queijos, vinhos... Loucuraaaaa. Danielle fala português e graças a ela nao passo o dia apenas a "pescar" palavras tentando decifrar os assuntos em questão.
Agora sim nos sentimos na Europa. As ruelas antigas e aconchegantes convidam a um cafè. Hà castelos, catedrais e mais verde nas ruas.

Bem, depois das festas (porque como aì, as lojas aqui estao entupidas) compraremos um leitor de cartao (esquecemos de trazer, claro) e postaremos fotos.

Que todos voces tenham um òtimo Natal.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mão no leme, pé no furacão meu irmão

Tudo sob controle. Passamos meses planejando, organizando, confirmando...
Mas chegamos na contagem regressiva e parece que a razão tira férias. E deixa a emoção no leme, essa danada. A visão embaça, a língua seca, as mãos tremem e o coração diz assim:
- Tô vivo... tô vivo... tô vivo!!!

Bem, sairemos de Floripa no dia 18 de dezembro rumo à Paris. Quinze dias na França e paradas obrigatórias em Portugal, Espanha e Inglaterra. Depois disso iremos onde as promoções nos levarem. A idéia é retornar em fevereiro.

Tentaremos manter o blog atualizado. Tentaremos!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Segura o leme aí

Seguuuuuura que a seis semanas do embarque começam a pipocar as urgências burocráticas. Você descobre que tem documentos fora do prazo de validade e que todas as cópias de documentos que levou para a renovação não foram suficientes. Lembra que tem vacinas para tomar e que cada uma delas corresponde a um documento a mais na carteira. É forçado a pensar no futuro de forma preventiva e faz um seguro de vida. Acompanha a cotação das moedas estrangeiras com uma dedicação que jamais pensou que teria e passa a conhecer o "doleiro" pelo nome. Em poucos dias tem que entender tudo sobre saco de dormir, mochilas, calçados e roupas especiais para as temperaturas que irá enfrentar. Reserva hotéis, compra bilhetes, pensa no roteiro... Ufa!