terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Jeudi Noir (quinta-feira negra)

Franceses em greve contra as reformas propostas pelo governo para o funcionalismo publico, que preveem demissões e redução de garantias trabalhistas.

O funcionalismo publico frances anunciou greve geral para esta quinta-feira. Serviços de transporte publico, que incluem trens de longa distancia, metros e onibus não funcionarão. Na educação, 67% dos professores das escolas maternais e elementares devem aderir ao movimento. E nos aeroportos, 70% do voos serão cancelados.

Piada a francesa
O governo da região de Pays de la Loire (que engloba 5 departamentos) enviou correspondencia aos professores aposentados convocando-os ao trabalho nas escolas neste dia. Tudo foi feito a francesa, sem informar o sindicato da categoria, que ja se manifestou contra a decisão do governo de manter a prestação minima dos serviços educacionais de forma ilegal. Ate professores ja mortos foram convocados!

Temos passagem marcada para Paris nesta quinta. Ja recebemos comunicado da SNCF avisando sobre o que eles chamam de ‘perturbaçao’ no sistema. Se conseguirmos chegar, teremos noticias fresquinhas por aqui.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Londres tradicional




Em geral, Londres é cinza e chuvosa. Os onibus e telefones vermelhos quebram um pouco da sobriedade local. O transito é muito intenso e barulhento e atravessar as ruas, para quem esta acostumado com o sentido contrario do trafego, é bem complicado no começo. A gente acaba olhando pra todos os lados antes de atravessar!

Londres lado B







O lado B dos londrinos encontra-se nesse bairro. Em Camden Lock vende-se de tudo. Existe colorido nas ruas e diversidade de malucos. A gente esbarra com punks com aquele penteado moicano, negros com cabelo black power e outras cositas. Dentro do bairro existe o Horse Tunnel Market, tradicional mercado de artesãos do mundo todo. O lugar era uma estrebaria e foi adaptado, então as lojas funcionam no que antes eram as baias. Os preços aqui são um pouquinho mais acessiveis, comparando com os preços estratosféricos de Londres. Comemos comida chinesa aqui, porque no dia anterior tomamos um porre de chilli e não aguentavamos mais pimenta.

Olha quem encontramos!



Ana Claudia Menezes, que agora mora em Londres, nos levou em dois pubs de primeira. Na primeira foto estamos no Scooter, uma antiga oficina de lambretas. Brindamos o encontro com uma Peroni. Depois fomos ao Sherlock Holmes. Dentro do pub estão os apetrechos utilizados pelo detetive (lupa, cachimbo, chapéu...) e a cabeça empalhada de seu cachorro. Ali tomamos Guinness, uma bock com gostinho de café mutcho boa. Valeu Ana!

Antigo e moderno na mesma paisagem




Tivemos sorte no segundo dia em Londres. Sol! Aproveitamos para caminhar a beira do Thames River. A paisagem em torno do rio mostra que os londrinos aceitam o moderno em meio ao tradicional, coisa que não se ve em Paris.

Albergue show de bola

Ficamos num albergue muuuuito bom. Novo, limpo e com atendimento de primeira. London Central YHA. Trata-se de uma rede. Se forem viajar, procurem pelos YHA!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Levantamento de copo



Não se enganem com a xicara. A Cidra aqui tem bastante alcool e deve acompanhar uma gallete (crepe salgado).


Desculpem a falta de foco, mas o barman do Coin Pub estava para là de Bagdà. Nòs não! Bebemos Stela (loira) e Leffe (escura Belga que, segundo a Marcia, tem no supermercado Rosa! )

Vida de pinguim


Na primeira foto, com Raymond na praia de La Baule, a Angra dos Reis dos Franceses do oeste. Na segunda, em Le Croisic.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Neve? onde?


A Europa inteira esta debaixo de neve, menos onde estamos, porque trouxemos o sol na mala, lembram? Pois bem, hoje decidimos ir a praia. Fomos a Pornic, um charmoso balneario a oeste da França. Aproveitamos bem o calorzinho de 5°!




Olhem a Marcia depois de ver o mar!!!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Rio congelado




O rio l'Erdre, no centro de Nantes, amanheceu congelado no dia 7. O dia começou com -8° C e os patos e cisnes procuravam pequenas brechas de agua para nadar.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ironia fina

Desde que chegamos na casa da Raymond e Danielle, tomamos vinhos da melhor qualidade duas vezes por dia, no almoço e no jantar. Os dois de cima foram servidos no ano novo. O Gewurztraminer é um branco da Alsacia, região fronteiriça com Alemanha. O Chateau de Malleprat é um tinto bem encorpado, ultima garrafa deste vinho na cave do Raymond. Ele disse que guardava pra uma ocasião especial.
Bem, além dos vinhos, comemos foie gras com uvas e maçãs assadas; codornas com batatas e champignons; torta gelada de framboesa com champagne. Diliça!!! Pois bem, nos dias normais bebemos o vinho da casa, servido na garrafa acima. Prestem atenção na garrafa e sintam a ironia do anfitrião.

Ano Novo

O ano novo começou assim, regado a musica e champagne francesa. O término da noite foi censurado pelo editor!!!!

Gelaaaaaaaaaaaado!




Enfim o gelo! No dia 4 fez -4°. Reparem nos telhados, que são cor de chumbo em dias normais. As plantas resistem, apesar da fina camada de gelo acumulada nas folhas.